Missão

A missão da Licenciatura em Letras é formar profissionais que saibam promover articulações de saberes, identificando suas identidades profissionais. Além disso, procura-se integrar os discentes às mudanças de cunho científico-tecnológico das novas linhas de conhecimento e pesquisa, promovendo a formação de indivíduos instigados em mudanças sociais por meio da execução do trabalho pedagógico.

 

Procura-se, nessa concepção, a preparação com excelência de um sujeito que não atue simplesmente como reprodutor de informações, mas sim, um profissional educador que participe da escolha de decisões sobre seu trabalho escolar e acadêmico. Salienta-se que todo trabalho do egresso deverá ser interdisciplinar e investigativo, partindo de situações vivenciadas em meio acadêmico.

 

Mercado

A realidade do mercado de trabalho para o atuante nessa área é de ampla oferta de emprego, pois segundo estimativa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, faltam 235.000 professores no Brasil.

 

No caso específico do profissional licenciado em Letras, existe ainda uma abertura de mercado para trabalhos em veículos de comunicação, Jornais que necessitam de revisores.Cursinhos Pré-Vestibulares, Cursos para Concursos, Colégios particulares e outros órgãos públicos que necessite da Redaçao da norma padrão.

Egresso

Espera-se que o egresso da Licenciatura em Letras esteja habilitado para exercer suas atividades profissionais, refletindo com embasamento teórico e em posição crítica sobre a linguagem e sua união às novas tecnologias e compreendendo que sua formação acadêmica é sempre um processo em construção e, ao mesmo tempo, permanente. A formação do discente em Letras contempla tópicos teórico-metodológicos que proporcionam:

 

» O domínio de  conteúdos disciplinares de sua área de formação e integração a perspectivas didáticas;

 

» A atuação em diversos espaços educacionais, bem como a conscientização de atividades de cunho voluntário;

 

» O exercício de atividades pedagógicas em diversos níveis e modalidades previstos pelo sistema educacional;

 

» O desenvolvimento de pesquisas no campo teórico-científico, contemplando a formação de professores-pesquisadores;

 

» A valorização e o respeito de potencialidades, habilidades e variedades étnicas, culturais e, principalmente, linguísticas do povo brasileiro.

Objetivo

O objetivo da formação do Licenciado em Letras é a formação de profissionais que tenham visões críticas sobre o ensino e a pesquisa do Português (enquanto língua materna) e da Língua Inglesa (enquanto língua estrangeira). Espera-se desenvolver com os discentes uma formação humanista, linguística e cultural de alicerces sólidos na pesquisa linguística. Menciona-se também como objetivo da Licenciatura, a construção e a valorização de conhecimentos científicos e a integração do discente à comunidade por meio de processos pedagógico-culturais. A capacitação dos graduandos para o desempenho do papel de professores, pesquisadores, multiplicadores e mediadores de conhecimento é também campo de objetivos da Licenciatura em Letras.