Missão

Formar profissionais competentes, empreendedores éticos e conscientes de seu papel social e de sua contribuição para o avanço científico e tecnológico do País, que contribuam para a solução de problemas nas seguintes áreas: programação, computação e algoritmos, arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores, banco de dados, engenharia de software, teoria de sistemas, administração e principalmente, sistemas de informação.

 

O foco do aprendizado desse curso durante 8 semestres, está na abordagem dos temas de Sistemas de Informação com base na investigação científica e experimentação prática da Gestão da Informação nas seguintes vertentes: Qualidade de Software, Manipulação de Grandes Volumes de Dados,  Sistemas de Conectividade de Redes, Alta Disponibilidade e Continuidade dos Serviços.

 

Mercado

Os sistemas de informação estão cada vez mais presentes na vida das pessoas, seja nos aplicativos para smartphones, nos computadores pessoais, no gerenciamento empresarial, no comércio (e-commerce), seja na prestação de serviços (operações bancárias e declaração do imposto de renda, por exemplo). A evolução da internet e o crescente acesso à rede mundial - tanto no Brasil quanto nas outras economias emergentes - criam novas demandas.

 

 Os principais nichos de atuação desse bacharel está em empresas que desenvolvem soluções computacionais, tanto no setor privado quanto no público. A maior demanda está nos grandes centro urbanos, que concentram as maiores empresas de desenvolvimento de software. 

Egresso

O Bacharelado em Sistemas de Informação capacita os estudantes a operar sistemas, preparar, manter e atualizar programas e desenvolver análises, mediante o uso eficiente dos recursos de equipamentos e dos sistemas operacionais à sua disposição. Este curso prepara profissionais para aplicar a Computação em outros domínios de conhecimento, aptos a desenvolver e utilizar sistemas de informação para solução de problemas organizacionais ou administrativos de diversos tipos de empresas: industriais, de prestação de serviços, de consultoria, empresas públicas e estatais, empresas produtoras de “software” e outras que por ventura carecerem do apoio desses profissionais.

 

O profissional egresso do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Faculdade Evangélica deverá ser capaz de desempenhar funções relacionadas a(o):

 

» Modelagem e especificação de soluções sistematizadas para os problemas do mundo real, com o emprego, fundamentado das técnicas e recursos computacionais vistos ao longo do curso;

 

» Projeto, desenvolvimento (análise e programação) e implantação de software de qualidade, com correspondente definição de requisitos;

 

» Suporte técnico, especificação, implantação e manutenção de sistemas especializados que empreguem técnicas e recursos computacionais ou seleção de pacotes de software (com possível adaptação) de acordo com as necessidades da empresa;

 

» Administração de redes e/ou equipamentos multiusuários, com especificação de perfis diferenciados e normas para compartimento seguro, integridade e recuperação de informação;

 

» Participação em equipes de automação, consultoria, assessoria ou auditoria de sistemas informatizados, junto a empresas públicas e privadas;

 

» Administração de sistemas gerenciadores de Banco de Dados;

 

» A gestão de recursos da Tecnologia da Informação e de sua incorporação ao planejamento estratégico das organizações;

 

» O projeto e implementação de uma infra-estrutura de Tecnologia da Informação e sistemas, e de estabelecimento de critérios para seleção de “software” e “hardware” que abranjam toda a organização.

Objetivo

» Preparar um profissional apto a realizar o planejamento, análise, utilização e avaliação de modernas tecnologias para o aprimoramento dos processos de negócios nas organizações, com uma postura ética e socialmente responsável.

 

» Proporcionar a formação de profissionais para atuarem em empresas do ramo industrial, comercial e de prestação de serviços, públicas ou privadas, e atendendo os padrões de qualidade do MEC com amplitude característica de bacharelado, abrangendo as áreas de formação: básica, formação tecnológica, formação profissional, formação complementar, formação humanística, formação Geral e formação Suplementar. Mas com uma forte concentração nas quatro seguintes grandes áreas de atividades: programação, redes de computadores, Análise e projeto de sistemas e  Banco de dados.

 

Formar profissionais:

 

» Aptos a contribuir com sociedade com sólidos conhecimentos teóricos e práticos nas tecnologias de computação, comunicação e informação no suporte à gestão dos negócios das organizações;

 

»Ccom espírito empreendedor, capazes de criar novos empreendimentos para atender as expectativas da sociedade;

 

» Capazes de diagnosticar problemas organizacionais de informação e identificar possíveis soluções tecnológicas;

 

» Qualificados e estimulados para a pesquisa de novas tecnologias de informação;

 

» Com ética profissional e comprometido com os problemas sociais;

 

» Com habilidades e conhecimentos técnicos e científicos que possibilite uma atuação competente nas atividades de desenvolvimento da tecnologia da informação.